Loading
Você sabe a diferença entre a palha nativa e a palha natural?

Palha Nativa e Palha Natural: Afinal, qual é a diferença entre elas?

Você pode até achar que são sinônimos, mas existem muitas diferenças entre a palha nativa e a natural, apesar de ambas serem materiais nobres e de origem na natureza.

A palha natural, como os produtos Torcetex, é beneficiada industrialmente. O material é produzido a partir de um substrato do algodão, que é transformado em fibra longa. Durante o processo, recebe tratamento contra ácaros e fungos. Já a palha nativa não passa por esse beneficiamento, ou seja, é extraída diretamente da natureza e vendida sem nenhum tipo de tratamento.

Com alta resistência e durabilidade, a Palha Natural Torcetex possui variações que permitem o seu uso em acentos, se distorção ou necessidade de reforço externo. Já a palha nativa possui resistência média e se deteriora com o tempo.

Outra vantagem da palha natural em relação à nativa, é a possibilidade de efeitos de tingimento, pintura ou envelhecimento das fibras, utilizando pigmentos sintéticos ou naturais, sem perda de suas características naturais. O resultado é um leque enorme de variações de cores e combinações.

Semelhante a um tecido, a palha natural, possui grande maleabilidade, permitindo dobras, curvas e até mesmo costuras sobre ela. Já o material nativo não possui maleabilidade, sendo quebradiço e com pouca adesão à curvas e dobras mais acentuadas. Além disso, necessita ser mergulhado na água para ser aplicado, aumentando ainda mais o risco de fungos e ácaros após algum tempo. O toque da palha natural é suave e texturizada, diferente da palha nativa, que é seca e muitas vezes precisa ser passada pelo fogo, para a retirada de farpas, num processo chamado Gazeamento.

A questão da sustentabilidade também se faz presente quando o assunto é palha natural. Na extração do substrato do algodão, 100% da matéria é utilizado ou reaproveitado no processo de produção. Já na palha nativa, o processo é altamente predatório e sem preocupação com sua reposição na natureza.

Post a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


en_US
pt_BR en_US